Vitória dos Rendeiros na Herdade dos Machados

Vale sempre a pena lutar!

1. A Comissão Concelhia de Moura do PCP saúda a vitória dos rendeiros do Estado na Herdade dos Machados que com a sua luta conseguiram impedir o Governo de retirar as terras a 16 rendeiros reformados para as devolver ao antigo proprietário.

O recuo do Ministério da Agricultura – que tinha exigido sem fundamento legal aos referidos rendeiros a entrega das suas parcelas até 31 de Outubro, alegando uma absurda rescisão dos contratos de arrendamento rural por entretanto se terem reformado os seus titulares – é o resultado da luta corajosa de todos os rendeiros do Estado nos Machados.

2. Ao mesmo tempo que manifesta satisfação pela vitória dos pequenos agricultores, a Comissão Concelhia de Moura do PCP condena esta tentativa de confisco das terras por parte do Governo e dos partidos que o suportam, PSD e CDS-PP, bem como dos seus representantes no distrito, que uma vez mais actuaram com duas caras: por um lado procurando expulsar os rendeiros das terras onde trabalham há 34 anos e, por outro lado, com a habitual desfaçatez, aparecendo como seus grandes defensores!

3. Os rendeiros do Estado na Herdade dos Machados vão prosseguir as suas reivindicações. Pela garantia de que os que entretanto atingirem a idade de reforma não serão expulsos nem agora nem mais tarde. Pelo direito de transmitirem em vida ou depois da morte para os seus herdeiros (filhos ou netos) a titularidade dos contratos. Pelo respeito e dignificação da sua actividade económica, que contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar e a criação de emprego no concelho de Moura – hoje as 53 parcelas, num total de 2000 hectares, criam 200 postos de trabalho, número que poderá duplicar com a chegada do regadio de Alqueva.

Naturalmente, nesses combates, os rendeiros nos Machados poderão contar, como até agora, com a solidariedade do PCP, com o apoio dos comunistas na Assembleia da República, nas autarquias, nas organizações democráticas de agricultores – lá aonde for necessário.

Vale sempre lutar por causas justas!

Moura, 12 de Novembro de 2014.

A COMISSÃO CONCELHIA DE MOURA DO PCP

Ver perguntas do deputado do PCP sobre a denúncia dos contratos de arrendamento rural do Estado Português no distrito de Beja