PCP assinala o centenário do nascimento de Pedro Soares com diversas iniciativas em Beja

Pedro Soares nasceu a 13 de Janeiro de 1915 em Trigaches, à data freguesia de Beringel, Concelho de Beja. Foi criado no seio de uma família de fortes sentimentos democráticos e antifascistas, e com 16 anos colaborou em vários jornais de Beja, e escreveu nas páginas do “República”, à época um dos principais jornais legais de orientação democrática. Foi dirigente estudantil em Lisboa, onde viria a concluir o seu curso na Faculdade de Letras. Passou pelas prisões do Aljube, Peniche e Caxias e foi deportado para Cabo Verde, na primeira leva de presos políticos para o Tarrafal em 1936. Foi um destacado militante antifascista e dirigente do Partido Comunista Português, assumindo diversas responsabilidades, participando na reorganização do PCP nos anos de 1940/41, e tendo sido membro do seu Comité Central. Faleceu a 10 de Maio de 1975.

O PCP, designadamente por iniciativa da Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE), vai evocar a sua luta e actividade revolucionária ao longo de décadas contra a ditadura fascista, pela liberdade e democracia, por uma sociedade mais justa e fraterna, com a realização de várias acções no Concelho de Beja.

O jornal Avante! – Órgão Central do PCP – dará um tratamento especial a estas comemorações na sua próxima edição de dia 8 de Janeiro, estando programadas acções de divulgação e venda de rua em Beja e Trigaches.

No dia 13 de Janeiro, pelas 15:00 horas, terá lugar o descerramento de uma placa evocativa do centenário do seu nascimento, no Largo Pedro Soares, em Trigaches.

Merece ainda destaque, no plano nacional, a Sessão Evocativa com inauguração de uma exposição no dia 15 de Janeiro, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

No mês de Fevereiro merecem destaque as Sessões Evocativas que trarão consigo a exibição da exposição alusiva à vida e luta de Pedro Soares, que estão previstas realizarem-se no dia 13 na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, e no dia 21 na Sede da União de Freguesias de Trigaches e São Brissos, em Trigaches.

Beja, 6 de Janeiro de 2015

O Secretariado da DORBE do PCP