Visitas de hoje ao Alqueva – uma inadmissível utilização do aparelho de Estado pelos partidos do governo

A visita do vice-primeiro-ministro e da ministra da agricultura ao Alqueva, acompanhados pela cabeça de lista do PSD/CDS por Beja, a pouco mais de um mês das eleições legislativas, representa uma inaceitável utilização do aparelho de Estado para a promoção dos governantes do CDS e de propaganda eleitoral. Estes governantes querem agora capitalizar politicamente com um projeto que durante muitos anos não defenderam e sobre o qual, em quatro anos, não disseram uma palavra sobre como, apesar do maior investimento público de sempre na região, o distrito de Beja ter perdido mais de 3% dos residentes, ter mais 700 desempregados inscritos nos centros de emprego, e a dinâmica económica não ter chegado às empresas, como atesta a situação vivida pelo setor do comércio.

A utilização partidária do aparelho de Estado tem sido uma constante nos últimos tempos, quer com a visita recente do Presidente da República, também a Alqueva, ou a iniciativa realizada pelo Governo no aeroporto de Beja, com a presença da primeira candidata do PSD/CDS pelo círculo eleitoral de Beja nas próximas eleições, que não é nem deputada da comissão de obras públicas, nem eleita pelo distrito.

O PCP não pode deixar de contestar que PSD/CDS façam uso dos meios públicos para campanha eleitoral, tal como contestou estas práticas nos governos do PS, aquando dos diversos anúncios sobre o IP8 em cerimónias realizadas em tendas ou na entrega pelo ministro da economia de então de um cheque da EDP para apoio a um clube desportivo presidido por um candidato a presidente de câmara pelo mesmo PS.

Mais uma vez, são os próprios governantes que demonstram que não existem diferenças entre os partidos que há mais de 30 anos governam o país, evidenciando também que o distrito de Beja e o país precisam de mudar de governo, destes partidos e destas políticas.

A CDU continuará a afirmar o seu trabalho, propostas e soluções para a região e o país, por uma verdadeira alternativa, patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Beja, 25 de Agosto de 2015 A Coligação Democrática Unitária