PCP reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira

O primeiro candidato da lista da CDU no círculo eleitoral de Beja e deputado do PCP, João Ramos, integrando uma delegação do PCP dirigida por Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, e outros dirigentes nacionais e regionais do Partido, reuniu hoje com o Sindicato dos Trabalhadores da Industria Mineira, em Aljustrel.

Na reunião os dirigentes do sindicato apresentaram como principais preocupações o número cada vez maior de trabalhadores a recebem salários mais baixos; a cada vez maior precarização dos trabalhadores do setor; a qualidade do ar no interior da mina; o aumento da idade da reforma; a lavra desenfreada; falta de condições por parte da ACT para fiscalizar; entre outros.

Ao longo de anos o PCP e a CDU têm vindo a denunciar as opções dos governos do PS e do PSD/CDS em relação aos recursos do subsolo. No distrito de Beja tornaram-se escandalosos os casos: da venda das minas de Aljustrel por apenas 1 euro; do contrato com a Martifer com compensação financeira para a criação de 900 postos de trabalho nas minas de Aljustrel; da entrega por concessão da mina de Neves-Corvo, por um valor recuperado pelo concessionário em apenas 7 meses de laboração. Tudo isto a coberto de contratos entre o Estado e privados, que o PCP solicitou reiteradamente mas que, para obedecer a um sigilo que só protege os interesses privados, nunca foram mostrados.

Este é o modelo que PS, PSD e CDS, defendem e têm aplicado à região e ao país. O resultado destas políticas foi o aumento da precarização dos trabalhadores do setor e a lavra gananciosa que torna cada vez mais incerto o futuro após o esgotamento dos filões.

A CDU e os partidos que integram a coligação, PCP-PEV, têm reflexão, denúncia, revindicação e propostas para o setor mineiro no nosso país. É neste contexto que assentam as propostas do PCP:

A afirmação da propriedade social e do papel do Estado na economia com a reversão das privatizações e a recuperação para o sector público dos sectores básicos estratégicos, constituindo um Sector Empresarial do Estado forte e dinâmico;

A definição de um plano estratégico para o sector mineiro, com mais transformação em território nacional;

O aproveitamento dos recursos mineiros, assente na sua valorização na região, através do estudo da diversificação das origens e da instalação das unidades industriais adequadas a esse fim, de forma a pôr termo à exportação de recursos estratégicos e finitos a baixo custo.

Os eleitos nas listas da CDU continuarão a bater-se por estas propostas, porque a região e o país têm futuro e estas são as soluções necessárias para o construir.

A DORBE do PCP

Beja, 28 de Agosto de 2015