Cante Alentejano, expressão ímpar da cultura popular - A Homenagem na Festa

Expressão ímpar da cultura popular, melopeia profundamente ligada ao trabalho, ao sofrimento, à esperança e à luta de um povo, o Cante Alentejano, presença de sempre na Festa do Avante!, consagrado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, será devidamente homenageado, ouvindo, cantando, dançando e debatendo.

Nos três dias de Festa, poderemos escutar o Cante Alentejano, mas não só.

Nos três dias de Festa, poderemos escutar o Cante Alentejano, mas não só.

Também se poderá falar e debater sobre esta forma de cantar tão própria e dos seus protagonistas. Nos vários espaços da Festa teremos expressões diversas desta música e deste canto, que será cantado e dançado pelos mais variados artistas presentes.

Dos muitos momentos importantes do Cante Alentejano presentes na Festa do Avante!, destacamos os espectáculos do Grupo Coral «Os Mineiros de Aljustrel», que se realizarão no sábado, dia 5, às 16h00, no Palco Arraial e às 18h30 no Palco do Alentejo e ainda uma participação especial, no mesmo dia, às 24 horas, no Palco 25 de Abril, com os Expensive Soul.

O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, terá duas actuações no domingo, dia 6, a primeira no Palco 25 de Abril, às 17h55, e a segunda no Auditório 1º de Maio, às 21h00, como convidados de António Chaínho.

Pedro Mestre, que actuará no domingo dia 6, às 14h30, no Palco do Alentejo, e no Auditório 1.º de Maio às 17h00, convidou para estarem com ele em palco «Os Ganhões de Castro Verde», «Os Camponeses de Pias» e os «Almocreves da Amieira».

No Cineavante, no domingo, dia 6, poderemos assistir ao documentário Alentejo, Alentejo de Sérgio Tréfaut, como homenagem a esta sublime expressão da cultura popular que é o Cante Alentejano.

Domingo, às 15h00, no Espaço Central e À conversa com..., iremos debater o Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Falar do Alentejo, não é só falar do seu cante, mas também é falar de um povo com uma identidade própria, de uma vida dura de trabalho e luta, é também falar de futuro. Para conhecer o Alentejo, o seu povo, a sua cultura e vivência, teremos no Avanteatro, no sábado, dia 5, às 16h00, Reforma Agrária e Cultura (conversa/bar) e às 20h30 a peça Reforma Agrária 40 anos, com Álvaro Côrte-Real, Rosário Gonzaga e Victor Zambujo.

Momentos políticos e culturais de relevância marcam ainda este dia na Festa do Livro. Pelas 18h00 – A Reforma Agrária Revisitada com intervenções de Agostinho Lopes sobre a obra de Álvaro Cunhal «Contribuição para o Estudo da Questão Agrária»; de António Gervásio sobre a sua obra «Lutas de Massas em Abril e Maio de 1962 no Sul do País»; de José Soeiro sobre a sua obra «A Reforma Agrária. A Revolução no Alentejo»; de Américo Lázaro Leal sobre a sua obra «O Rosto da Reforma Agrária»; de Francisco do Ó Pacheco sobre a sua obra «Searas Vermelhas de Abril» e de Abílio Fernandes e Vítor Rodrigues sobre o livro «As Doze Conferências da Reforma Agrária. Um testemunho da Revolução de Abril».

Destaque também, no mesmo dia e no mesmo espaço, pelas 22h15, para o lançamento da obra «Não há seda nas Lembranças» de Jorge Serafim.

No domingo, dia 6, às 11h00, no Palco do Alentejo, realiza-se o debate O Alentejo tem futuro – Soluções para uma vida melhor, com a participação dos primeiros candidatos da CDU pelos círculos eleitorais de Beja, Évora e Portalegre.

O Cante Alentejano tem um valor excepcional como símbolo identificador do Alentejo e dos alentejanos, e o seu reconhecimento do Património Cultural Imaterial da Humanidade vem prová-lo. A Festa do Avante!, hoje como sempre dá expressão ao Cante.

Beja, 3 de Setembro de 2015