Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

newsletter.jpg

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Nota de imprensa DRA - 23 fevereiro de 2016

 

A situação política e social actual e as tarefas do Partido

 

Sem prejuízo da continuação do aprofundamento da análise nas organizações dos resultados eleitorais das eleições presidenciais, a Direcção Regional do Alentejo do PCP (DRA), destaca o debate que se tem estado a realizar nas organizações envolvendo centenas de membros do Partido e muitos independentes, releva a campanha realizada e expressivas votações na região da candidatura de Edgar Silva (muito acima da média nacional) reveladoras da força e do prestígio do Partido na região. Força e prestígio que têm de ser potenciados em toda a sua dimensão para dar expressão à luta em defesa da Constituição da República Portuguesa, para defender, repor e conquistar direitos, para o desenvolvimento da região.

 

A derrota do governo PSD/CDS em 4 de Outubro, e a solução política encontrada, resultante da nova arrumação de forças na Assembleia da República (AR), permitiu a formação e entrada em funções de um governo do PS, e abriu uma nova fase da vida nacional. Sublinhando o alcance e significado do afastamento do governo da coligação PSD/CDS, expressão da vontade popular para a qual os alentejanos deram um importante contributo com a sua luta ao longo de quatro anos e o seu voto em 4 de Outubro de que as expressivas votações na CDU na Região são exemplo a DRA do PCP destaca o importante contributo e empenho esforçado do PCP para sem prejuízo das reconhecidas limitações e alcance que o grau de convergência contida na «Posição Conjunta PCP e PS sobre solução política» ter-se aberto o caminho para repor e conquistar direitos.

 

A DRA do PCP regista como elemento de impacto negativo no emprego e na vida económica da região o número de falências e insolvências de empresas, em 2015, na decorrência da governação PSD/CDS, denuncia o facto de após quatro anos de inércia e retrocesso a que a coligação PSD/CDS remeteu o País e a Região, com a suspensão e encerramento de serviços públicos, de cortes no serviço de transporte ferroviário, suspensão de obras em acessibilidades rodoviárias, virem agora deputados do PSD de forma oportunista arvorarem-se em grandes defensores do Alentejo.

 

A DRA do PCP reclama e exige o retomar das obras suspensas em acessibilidades rodoviárias designadamente o IP8/A26, a conclusão das obras no IP2, a conclusão do IC13, a urgente intervenção no IC1 cujo estado é calamitoso e perigoso.

 

A DRA do PCP reafirma a sua total oposição a qualquer tentativa de retirar aos municípios a gestão da água em baixa ou de verticalização dos sistemas de água e reclama a aceleração do processo de aplicação dos fundos comunitários na região. Manifesta ainda a sua discordância com qualquer intenção de integração das entidades regionais de turismo nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

 

A DRA do PCP destaca positivamente a reabertura da extensão de Saúde de Canal Caveira (resultado de intensa luta da população e dos eleitos da CDU em Grândola), valoriza a apresentação dos Projectos de Resolução do PCP na AR sobre a construção do novo Hospital Central Público em Évora e a reversão do Hospital de S. Paulo em Serpa para o Ministério da Saúde.

 

A DRA do PCP, saúda a luta dos trabalhadores da Petrogal e alerta para mudanças nos centros de contacto da PT (Call Center) em Évora e Beja que afectam a estabilidade de centenas de postos de trabalho, e apela ao desenvolvimento da luta em defesa dos postos de trabalho, do trabalho com direitos contra a precariedade, por melhores salários, pela reposição de serviços públicos, na saúde, educação, justiça e segurança das populações, onde se inclui melhores condições de trabalho para os seus profissionais.

 

A DRA do PCP aprovou o calendário de iniciativas para o ano de 2016, onde se releva a realização em 20 de Março do almoço/comício 95º aniversário do PCP, em Estremoz, no Parque de Exposições e Feiras, destacando as dezenas de iniciativas comemorativas em toda a região. A DRA decidiu a realização do 15º Encontro de Quadros do Alentejo do PCP, a 7 de Maio em Avis. Iniciativas que contarão com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP.

 

A DRA do PCP apela às organizações e militantes do Partido, para que assegurem com a sua acção e intervenção junto dos trabalhadores o êxito da Campanha “Mais Direitos – Mais Futuro – Não à Precariedade”; a Acção Nacional dos reformados e pensionistas a decorrer entre 17 de Março e 18 de Abril; a Acção Geral de Contactos e Actualização de dados dos membros do Partido; a Campanha de Fundos “Mais Espaço – Mais Festa”; a acção geral de reforço do Partido “Mais Organização, mais intervenção, maior influência – Um PCP mais forte” recrutando para o Partido mais trabalhadores e mais jovens, estruturando as organizações, aumentando a ligação aos trabalhadores e ao povo, intervindo, agindo e mobilizando para a luta, para repor, defender e conquistar direitos.

 

No ano em que se comemoram os 40 anos da Constituição, a DRA do PCP apela aos democratas e patriotas, para que desenvolvam a mais ampla iniciativa divulgando e valorizando aquela que é (apesar de mutilada pelas várias revisões constitucionais) a mais progressista Constituição da Europa.  

 

 

24 de Fevereiro de 2016

 

A Direcção Regional do Alentejo do PCP     

Bookmark and Share
Decrease font size Default font size Increase font size

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

links_uteis.jpg

pcp.jpg
 
avante.jpg
 
militante.jpg
 
edicoes_avante_.jpg
 
jcp1.jpg
logoaljustrel.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página do PCP

Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP