Uma Constituição da República Viva

O Executivo da DORBE do PCP, reunido a 31 de Março de 2016, analisou a situação política e social e as tarefas partidárias, decidindo tornar públicas as seguintes posições:

Amanhã, dia 2 de Abril, assinala-se o 40º aniversário da Constituição da República do Portugal libertado da repressão, da censura, das prisões e da tortura dos muitos democratas e patriotas que se bateram pela liberdade e a democracia contribuindo para que fossem alcançadas as conquistas políticas, sociais, económicas e culturais que a Constituição da República Portuguesa acolheu e um dos maiores actos de afirmação de soberania e independência nacionais.

O Executivo da DORBE do PCP valoriza os Valores de Abril que permanecem bem fundo no ideário dos trabalhadores e do povo português e que a Constituição da República, apesar de ter sido sujeita ao longo dos anos às mais diversas provas de desvirtuamento, revisões e descaracterização, continua a consagrar um conjunto de princípios e normas que constituem elementos bastantes para um Portugal de liberdade, democracia, progresso social e económico, desenvolvimento cultural e paz.

Para nós, a melhor forma de assinalar e defender a Constituição, é lutar pelos direitos que ela consagra e exercê-los todos os dias.

Sublinha-se que a este propósito, o jornal “Avante!” – Órgão Central do PCP tem esta semana uma edição especial e a distribuição de um documente específico e outros materiais de propaganda dedicados à Constituição. A nível nacional também se assinala este 40º aniversário com uma iniciativa pública em Lisboa com a participação do Secretário- Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, onde marcarão presença muitos artistas e personalidades ligadas à cultura e às artes num grande espectáculo comemorativo.

Beja, 1 de Abril de 2016 O Executivo da DORBE do PCP