Continuar a luta, reforçar o Partido

A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP reuniu no dia 1 de Julho de 2016, procedendo a uma análise da situação política nacional e regional e das tarefas que se colocam ao Partido.

A DORBE do PCP sublinha o facto de neste mesmo dia terem entrado em vigor duas medidas de extrema importância no âmbito da recuperação de direitos e da reparação das malfeitorias praticadas pelo PSD e CDS. A entrada em vigor das 35 horas na administração pública e a redução do IVA na Restauração para 13% são o resultado da luta dos trabalhadores e dos micro e pequenos empresários, mostrando que vale sempre a pena lutar.

A DORBE do PCP ao mesmo tempo que valoriza estas e outras medidas que têm vindo a ser aplicadas, demostrando que é possível avançar no sentido dos direitos dos trabalhadores e das populações, não pode deixar de evidenciar a necessidade de romper com os constrangimentos externos, e afirma a cada vez mais crescente importância que tem a aplicação de uma política patriótica e de esquerda, que valorize a produção, recupere rendimentos e ataque os interesses do grande capital.

Na região persiste o atraso na resolução de problemas fundamentais, em matéria de acessibilidades, na área da saúde e da educação. O PCP tem dado o seu contributo de uma forma ímpar através da sua atividade institucional e da sua atividade política geral, para pôr em relevo os problemas e as soluções para os mesmos.

A DORBE do PCP denuncia o flagelo social no seio da juventude, a precariedade presente nos locais de trabalho, os baixos salários, o desemprego jovem, o subfinanciamento na educação, resultando em subsídios em atraso, falta de materiais e escassa ação social escolar. Valoriza os processos de luta em diversas escolas no distrito em especial nas Escolas Profissionais da Vidigueira e de Moura, exigindo um ensino profissional digno e com mais condições.

A DORBE do PCP destaca o contributo do Partido para a devolução das freguesias roubadas às populações, abrindo caminho para a reposição de todas as que foram extintas no distrito, com a apresentação e agendamento do projeto de lei de reposição das freguesias, que foi discutido no Parlamento e que baixou agora para apreciação em comissão parlamentar, tornando cada vez mais imprescindível a mobilização das populações e das autarquias para que este objetivo seja alcançado.

Os avanços alcançados e as insuficiências registadas mostram que o caminho a seguir é o da continuação da luta. Luta que teve expressão significativa na grande manifestação nacional em defesa da Escola Pública. Luta que tem expressão nas empresas e locais de trabalho. Luta que continuará com o empenho e a participação dos militantes do PCP.

No quadro das ações visando o reforço do Partido destaca-se a grande Romagem e Comício em Baleizão, as dezenas de reuniões e os debates específicos no âmbito da preparação do XX Congresso do PCP que contaram com mais de 500 participações e a atividade regular das diversas organizações, afirmando nos locais de trabalho a presença do Partido e a divulgação das suas posições. Destaca-se ainda o trabalho preparatório da 40ª Festa da Avante que este ano tem mais chão para a sua realização, com a utilização da Quinta do Cabo, relevando também o contributo dos comunistas da região para a Campanha Nacional de Fundos.

Beja, 2 de Julho de 2016

A DORBE do PCP