Comunicado da Comissão Concelhia de Beja do PCP de 23 de janeiro de 2017

A Comissão Concelhia de Beja do PCP, reunida no dia 23 de Janeiro, analisou a situação politica e social no plano nacional e local, e aprovou as principais linhas de ação políticas e reforço orgânico para 2017, tornando público:

• Marcar para o próximo dia 25 de Fevereiro um Encontro Concelhio da CDU, em Beja, envolvendo eleitos e ativistas do PCP, do PEV, e muitos independentes, prestando contas do trabalho realizado no município e nas freguesias, cimentando o compromisso com as populações e a melhoria das suas condições de vida e bem-estar, reafirmando a estratégia e o rumo certo para o concelho.

• Prosseguir o esclarecimento junto das populações sobre a extinção e reposição das freguesias, denunciando o PS que tenta iludir as populações com proclamações locais de diversa ordem mas que inviabilizou, no passado mês de Dezembro, na Assembleia da República, juntamente com o PSD e o CDS, a iniciativa do PCP de repor e devolver as freguesias ao Povo.

• Sublinhar as comemorações do 96º aniversário do PCP, com uma dezena de iniciativas a realizar no mês de Março, que envolverão centenas de militantes e simpatizantes em todo o concelho, com a presença de dirigentes nacionais do Partido, a anunciar oportunamente.

• Destacar a acção política que já se desenvolve junto dos trabalhadores precários em várias empresas e locais de trabalho do concelho no âmbito da campanha “Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade” e que trará a Beja uma exposição sobre a temática no próximo mês de Maio. Nesta luta pelos direitos de quem trabalha, saudamos também a manifestação nacional de jovens trabalhadores, convocada pela Interjovem/CGTP-IN para o próximo dia 28 de Março, Dia da Juventude, em Lisboa.

• Definir o dia 21 de Maio para a Romagem a Catarina Eufémia, em Baleizão.

• Saudar os trabalhadores da saúde, que realizaram recentemente uma greve chamando a atenção para os problemas com que se debatem, em particular a carência de profissionais, também ela sentida ao nível da prestação de cuidados no concelho.

• Na educação, valorizar a luta do pessoal não-docente das escolas, marcada para dia 3 de Fevereiro, exigindo, entre outros, medidas políticas efetivas para pôr fim à falta crónica de pessoal e ao recurso sistemático e ilegal à contratação precária. Neste particular merecem realce as necessidades, há muito identificadas e reconhecidas por vários sectores da comunidade educativa, nos estabelecimentos de ensino público do concelho, da responsabilidade do Ministério da Educação, e que só não são mais graves porque o município e as freguesias têm correspondido a atribuições que não são da sua alçada.

• Encorajar os trabalhadores e as populações a lutarem pelos seus direitos, por mais e melhores serviços públicos, por mais e melhores acessibilidades (pelo IP8, pela Ferrovia), e a participarem nas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio.

Beja, 24 de Janeiro de 2017

A Comissão Concelhia de Beja do PCP