Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

newsletter.jpg

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Direcção Organização Regional

Comunicado da Direcção Regional do Alentejo do PCP - 21 de Junho

A Direcção Regional do Alentejo do PCP, reunida no dia 21 de Junho de 2016, apreciou os desenvolvimentos da situação política e social, a acção e iniciativa do Partido, a preparação na região da 40ª Festa do Avante, do XX Congresso do PCP e o desenvolvimento da luta de massas.

 

 

Continuar... Comunicado da Direcção Regional do Alentejo do PCP - 21 de Junho

15º Encontro de Quadros do Alentejo do PCP

Mais de duas centenas de comunistas de Beja, Évora, Litoral Alentejano e Portalegre, estiveram reunidos no passado Sábado, 9 de Maio, em Avis, no Auditório Municipal Ary dos Santos, no 15º Encontro Regional de Quadros do Alentejo. Tendo como objetivo avaliar a situação económica e social na região, definir as grandes linhas para o reforço do Partido para a sua ação e intervenção, e avançar com propostas para um Alentejo desenvolvido, foi aprovada a resolução política “Por um Alentejo Desenvolvido – Reforçar o Partido”. Esta iniciativa contou a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP.

PCP assinala em Beja o 42º aniversário do 25 de Abril e os 40 anos da Constituição da República Portuguesa

Realizou-se no domingo, 24 de Abril, no Parque de Viaturas dos Bombeiros Voluntários de Beja, o cada vez mais tradicional Almoço Comemorativo da Revolução de Abril, promovido pela Organização Concelhia de Beja do Partido Comunista Português. Esta iniciativa contou com a presença de mais de centena e meia de camaradas e amigos - comunistas, democratas e patriotas, que fizeram questão de afirmar os Valores de Abril no futuro de Portugal num saudável espírito de convívio, camaradagem e confiança.

 

A intervenção política coube ao camarada Bruno Dias – membro do Comité Central do PCP e deputado à Assembleia da República, que aludiu ao papel imprescindível do PCP na sociedade, sublinhou as muitas tarefas que os comunistas têm pela frente no plano do seu reforço orgânico e da sua influência política, ideológica, social e eleitoral, e destacou a 40ª edição da Festa do Avante, no primeiro fim-de-semana de Setembro e já com o novo terreno adquirido para a sua realização, e o XX Congresso do Partido, a 2, 3 e 4 de Dezembro.

 

Este almoço anual está a afirmar-se cada vez mais como um momento significativo das comemorações do 25 de Abril, sendo já a maior iniciativa partidária de celebração da Revolução de Abril em todo o distrito.

 

 

Neste almoço foi ainda feito um apelo à participação nas comemorações populares da Revolução de Abril, designadamente no Desfile da Liberdade de dia 25, em Beja. Foi também feito um apelo à presença de todos no desfile do 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador, promovido pela União de Sindicatos do Distrito de Beja / CGTP-IN, e que se realizará no próximo domingo, pelas 10:30 horas, com saída da Casa da Cultura, em Beja.

Comunicado do Comité Central do PCP

O Comité Central do PCP reunido, a 26 de Janeiro, procedeu à análise das eleições para Presidente da República, apreciou a situação política e aspectos da actividade, reforço e iniciativa política do Partido.

 

 

Continuar... Comunicado do Comité Central do PCP

CDU divulga lista de candidatos pelo Círculo Eleitoral de Beja às eleições para a Assembleia da República de 4 de Outubro de 2015

João Augusto Espadeiro Ramos

 

42 anos

Enfermeiro

Foi vereador da Câmara Municipal de Moura.

Foi eleito na Assembleia de Freguesia de Santo Amador e na Assembleia Municipal de Moura.

Foi membro da Assembleia Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

É deputado do PCP na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Beja, desde 2010.

É membro da Direção da Organização Regional de Beja do PCP.

 

 

Carregar aqui para ver a Lista da CDU de candidatos pelo Círculo Eleitoral de Beja às eleições para a Assembleia da República de 4 de Outubro de 2015

Nota de Imprensa da DORBE - 24 de maio de 2015

A DORBE – Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, reunida no passado dia 22 de Maio, abordou a situação social e política nacional e local, as reivindicações e a luta dos trabalhadores e das populações, e as medidas para o reforço orgânico do Partido.

 

 

Continuar... Nota de Imprensa da DORBE - 24 de maio de 2015

Intervenção de Abertura da 8ª AORBE

Miguel Madeira – Membro do CC do PCP, Responsável pela O.R. de Beja

 

Continuar... Intervenção de Abertura da 8ª AORBE

8.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP

Realiza-se dia 16 de Novembro de 2014 no Cineteatro Municipal de Castro Verde a 8.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP com o lema “Um PCP mais forte.  Com os trabalhadores e o povo – Organizar, Intervir, Lutar!”.

 

 

Ver aqui o Projecto de Resolução Política (PDF).

Realidade desmente a propaganda do governo PSD/CDS-PP

Nota de imprensa da DRA

Afirma o governo através do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional que “o governo vai investir e aumentar as comparticipações em investimentos em territórios de baixa densidade populacional, no sentido de dinamizar a economia”

Mas a realidade desmente a propaganda. Na verdade o processo de desertificação e despovoamento do interior, como acontece no Alentejo, resulta de um vasto e prolongado processo de destruição do aparelho produtivo como foi a liquidação da reforma agrária, o desaproveitamento e rentabilização da capacidade produtiva com a não instalação de indústrias transformadoras nas áreas agroalimentar e de transformação mineira, o encerramento de serviços públicos, a degradação das condições de vida dos trabalhadores e das populações nas quais os sucessivos governos do PS, PSD e CDS-PP têm enormes responsabilidades.

Continuar... Realidade desmente a propaganda do governo PSD/CDS-PP

Reunião do Comité Central do PCP

Nesta sua reunião de 19 de Outubro de 2014, o Comité Central do PCP analisou a situação do País e aspectos da situação internacional, avaliou a acção tendo como objectivo a ruptura com a política de direita e a concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda, o desenvolvimento da luta e da acção do Partido.

Ver aqui o comunicado do Comité Central do PCP (PDF)

 

Comunicado da Direcção Regional do Alentejo do PCP

A Direcção Regional do Alentejo do PCP, reunida no dia 23 de Setembro de 2014, analisou a situação política e social na região e o desenvolvimento das tarefas do Partido, das quais destaca a acção geral de reforço do Partido, a semana em defesa da escola pública, a campanha nacional “Força do povo por um Portugal com futuro – por uma política patriótica e de esquerda”, a campanha de fundos “ Mais espaço, mais festa – Futuro com Abril, com vista à aquisição da Quinta do Cabo da Marinha (terreno contíguo à Quinta da Atalaia onde se realiza a Festa do Avante!), e o desenvolvimento da luta de massas em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo e pela ruptura com a política de direita.

A DRA do PCP, depois de um largo processo de audições a entidades e personalidades da região iniciado em Julho aprovou as linhas fundamentais do projecto de resolução para um Plano Imediato de Intervenção Económica e Social (PIIES) a apresentar na Assembleia da República pelo grupo parlamentar do PCP.

Continuar... Comunicado da Direcção Regional do Alentejo do PCP

Alentejo a Produzir

Muito se discute hoje, em Portugal, de crise e de dificuldades. Neste «discurso institucional» é comum também destacar-se a pobreza da região alentejana. Mas esta ideia não é verdadeira. O Alentejo não é uma região pobre, mas sim uma região de gente empobrecida. É urgente uma ruptura com a situação actual, aproveitando as capa- cidades e potencialidades, na parte agrícola, no subsolo, no mar, nas energias renováveis, criando as condições no plano das acessibilidades de pessoas e mercadorias que permitam os escoamento dos produtos, potenciando outras industrias a montante e a jusante e o desenvolvimento do comércio e dos serviços na região.

 

Ver aqui o documento completo(PDF).

IV Assembleia Regional do Alentejo do PCP

Trinta e cinco anos de política de direita praticada pelos sucessivos governos PS, PSD e CDS-PP conduziram o Alentejo à estagnação e recessão económica e social, à destruição da base produtiva, a falências e insolvências de centenas de pequenos e médios agricultores, pescadores, industriais e comerciantes.

 

O desemprego e a exploração atingiram níveis só verificados no fascismo, a precariedade laboral assume proporções incomportáveis na região. As forças da exploração têm do trabalho e dos trabalhadores uma visão mercantil, desprezando o valor da força do trabalho, fragilizando as relações laborais, promovendo a redução dos salários – a região tem dos índices per capita mais baixos do Produto Interno Bruto (PIB) –, o que tem levado milhares de trabalhadores a sair da sua terra em busca de melhores condições de vida.

 

Ver aqui o documento completo(PDF).

Propostas da CDU em defesa de Abril e pelo desenvolvimento do distrito de Beja

 

Não somos um país nem uma região pobres. Somos uma região com um enorme potencial mas paralisada pela falta de uma aposta séria e credível no seu desenvolvimento e sistematicamente esquecida e prejudicada pelos sucessivos governos da política de direita do PS, PSD e CDS-PP.

 O distrito de Beja pode dar um importante contributo para o desenvolvimento e a criação de emprego, para reduzir a dependência do exterior, produzindo muito do que hoje se importa do estrangeiro. O desenvolvimento do distrito é do interesse de todo o País.

Na defesa das conquistas de Abril, do regime democrático e da Constituição da República, por uma política patriótica e de esquerda, a CDU avança com um conjunto de propostas para a região.

 

Continuar... Propostas da CDU em defesa de Abril e pelo desenvolvimento do distrito de Beja

Decrease font size Default font size Increase font size

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

links_uteis.jpg

pcp.jpg
 
avante.jpg
 
militante.jpg
 
edicoes_avante_.jpg
 
jcp1.jpg
logoaljustrel.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página do PCP

Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP