Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

newsletter.jpg

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Direcção Regional

Intensa actividade e intervenção política do PCP em todo o distrito para comemorar o 96º Aniversário

O Partido Comunista Português prossegue as comemorações do seu 96º Aniversário, que se desenvolvem sob o lema “Com os trabalhadores e o povo. Democracia e Socialismo”, um pouco por todo o distrito, ao longo deste mês de Março. São simultaneamente momentos de convívio e camaradagem, organizados pelas estruturas locais do PCP, mas também de luta e afirmação do ideal e do projecto comunista, com a presença e a intervenção de vários dirigentes nacionais do Partido, que juntam muitos camaradas e amigos em iniciativas abertas à participação de todos. Este fim-de-semana abre no sábado, 18, com iniciativas nos concelhos de Beja e Serpa. Miguel Violante – membro do Comité Central do PCP, participará num almoço convívio em Baleizão, na Casa do Povo. Miguel Tiago – deputado do PCP na Assembleia da República intervirá no salão polivalente da freguesia de Vila Verde de Ficalho. No dia seguinte, domingo, 19, são quatro os concelhos do distrito a receberem iniciativas. Em Beja, na freguesia de Santa Clara do Louredo, no Centro de Convívio, vai realizar-se um almoço comemorativo com a participação de Rui Fernandes–membro da Comissão Politica do Comité Central do PCP.

Francisco Lopes – membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central e deputado do PCP à Assembleia da República, participará num almoço-convívio na Cuba, no Pavilhão de Exposições. Em Mértola, mais concretamente em São João dos Caldeireiros, intervirá João Frazão – membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Rita Rato – deputada do PCP na Assembleia da República participa num almoço no concelho de Serpa, em Pias, no Salão Polivalente.

 

Beja, 16 de Março de 2017

Reforçar o Poder Local, com uma descentralização a sério

A DORBE do PCP, na sua reunião de 2 de Março, analisou as tarefas partidárias e o reforço orgânico do PCP; as eleições autárquicas e a situação política e social, destacando e tornando pública a sua posição sobre a chamada descentralização de competências para as autarquias locais.

 

Continuar... Reforçar o Poder Local, com uma descentralização a sério

Audição Pública do PCP sobre saúde em Beja recolhe um conjunto alargado de preocupações

A Direção Regional do Alentejo do PCP, no âmbito da campanha de defesa do Serviço Nacional de Saúde que tem a decorrer, culminou na passada semana audições públicas sobre questões de saúde em Beja, Évora e Portalegre, com o objetivo de auscultar entidades relacionadas com a Saúde, profissionais de saúde, instituições e cidadãos em geral sobre dificuldades existentes na prestação de cuidados de saúde.

 

 

 

Continuar... Audição Pública do PCP sobre saúde em Beja recolhe um conjunto alargado de preocupações

CDU reúne Sábado em Beja para Encontro Concelhio

A Coligação Democrática Unitária (CDU) vai realizar no próximo Sábado, dia 25 de Fevereiro, um Encontro Concelhio, a ter lugar pelas 15:00h, no Salão da CIMBAL (antiga Assembleia Distrital), em Beja.

 

Esta iniciativa, que reunirá candidatos, eleitos e activistas do PCP, do PEV e muitos independentes, constitui-se como uma importante oportunidade de aprofundar a análise e reflexão sobre o concelho, e mais um momento para a prestação de contas sobre o trabalho autárquico realizado no concelho de Beja ao nível dos diferentes órgãos do poder local (câmara e assembleia municipal, juntas e assembleias de freguesia).

 

 No Encontro serão também perspectivadas as linhas de acção e intervenção a desenvolver no futuro e no presente mais imediato, cimentando o compromisso com as populações e a melhoria das suas condições de vida e bem-estar, reafirmando a estratégia e o rumo certo para o concelho.

 

Beja, 23 de Fevereiro de 2017

 

A Coordenadora Concelhia de Beja da CDU

Nota de imprensa da DORBE de 21 de fevereiro de 2017

A Direcção Regional do Alentejo do PCP, reunida no dia 21 de Fevereiro de 2017, analisou a situação política e social na região, as lutas dos trabalhadores e das populações realizadas e em curso, avaliou o desenvolvimento das acções e iniciativas do Partido, e o andamento da preparação das eleições autárquicas.

 

Continuar... Nota de imprensa da DORBE de 21 de fevereiro de 2017

PCP lança Campanha em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Alentejo

A Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP vai desenvolver durante o mês de Fevereiro, uma campanha em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Uma das grandes conquistas do 25 de Abril - o Serviço Nacional de Saúde - encontra-se em processo de desmantelamento, asfixiado entre os interesses privados da saúde e as políticas de PS, PSD e CDS/PP de desinvestimento e sucessivos cortes resultante uma ideologia neoliberal interessada em fazer desaparecer qualquer resquício de conquistas sociais.

 

Continuar... PCP lança Campanha em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Alentejo

Comunicado da Comissão Concelhia de Beja do PCP de 23 de janeiro de 2017

A Comissão Concelhia de Beja do PCP, reunida no dia 23 de Janeiro, analisou a situação politica e social no plano nacional e local, e aprovou as principais linhas de ação políticas e reforço orgânico para 2017.

 

 

Continuar... Comunicado da Comissão Concelhia de Beja do PCP de 23 de janeiro de 2017

Nota de imprensa da DORBE de 13 de janeiro de 2017

A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP, reunida a 13 de janeiro de 2017, procedeu à análise da situação social e política e o desenvolvimento da luta e tarefas do Partido para o ano de 2017.

 

 

Continuar... Nota de imprensa da DORBE de 13 de janeiro de 2017

Comunicado DRA de 20 de dezembro de 2017

A Direcção Regional do Alentejo do PCP, reunida no dia 20 de Dezembro, fez o balanço do XX Congresso do PCP, analisou a situação política e social na região, e aprovou o calendário de iniciativas de âmbito Alentejo para 2017.

 

Continuar... Comunicado DRA de 20 de dezembro de 2017

Valorização do Salário Mínimo Nacional

Portugal, como é sabido e por todos reconhecido, mantém um dos mais baixos salários mínimos nacionais da Europa ao que acresce a sua profunda desvalorização ao longo dos anos.

 

Os baixos salários e, em particular, o valor do SMN têm constituído de forma crescente razão para empurrar para a pobreza mais de 2 milhões de Portugueses, 700 mil dos quais que trabalhando todos os dias não conseguem sair dessa situação.

 

Continuar... Valorização do Salário Mínimo Nacional

O Orçamento de Estado para 2017 consolida medidas de recuperação de rendimentos e direitos, mas fica aquém das necessidades e possibilidades do país

O Orçamento do Estado para 2017 começa hoje a ser discutido na especialidade. Foi aprovado na passada sexta-feira com o voto favorável do Grupo Parlamentar do PCP na expectativa de poder ainda incluir no processo de especialidade medidas que vão mais longe na recuperação de rendimentos e direitos.

 

Continuar... O Orçamento de Estado para 2017 consolida medidas de recuperação de rendimentos e direitos, mas...

Continuar a luta, reforçar o Partido

 

A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP reuniu no dia 1 de Julho de 2016, procedendo a uma análise da situação política nacional e regional e das tarefas que se colocam ao Partido.

 

 

Continuar... Continuar a luta, reforçar o Partido

Comunicado DRA de 27 de setembro de 2017

A Direcção Regional do Alentejo do PCP, (DRA) reunida no dia 27 de Setembro, analisou a situação política e social na região, a preparação do XX Congresso do Partido e o andamento das acções e iniciativas em curso e fez o balanço da 40º Festa do Avante!.

 

Continuar... Comunicado DRA de 27 de setembro de 2017

IVA a 13% - Uma vitória dos micro e pequenos empresários da restauração

Entra em vigor no dia 1 de Julho, a taxa do IVA da Restauração a 13%, aprovada na Assembleia da República com um papel destacado do Partido Comunista Português na sua aprovação. A taxa do IVA a 13% é o resultado da luta de milhares de empresários da restauração e das suas organizações representativas que, um pouco por todo o país, manifestaram o seu descontentamento pela medida que tinha sido tomada pelo governo do PSD/CDS de passar o IVA para 23% prejudicando empresários, trabalhadores e os utilizadores deste serviço. Luta que também teve expressão no distrito de Beja e que o PCP saúda.

 

O IVA a 23% foi uma medida claramente injusta, contra a competitividade turística, contra as empresas da Restauração, provocando falências e desemprego e também contra aqueles que trabalham e que pelas circunstâncias da organização da sua vida e do seu trabalho, têm que recorrer à Restauração.

 

A entrada em vigor da taxa de 13% demonstra que vale sempre a pena lutar pelo que é justo. E demonstra que a luta é o caminho que tem de ser prosseguido para assegurar melhores condições para a exercício da atividade dos micro, pequenos e médios empresários.

 

O Executivo da DORBE do PCP ao mesmo tempo que saúda os micro e pequenos empresários da Restauração por esta vitória, incentiva-os ao prosseguimento da luta, agora para que a taxa seja aplicada a todos os bens e serviços da restauração, para que seja revista a legislação do arrendamento comercial, pela redução dos custos de energia, por melhores condições no acesso ao crédito e por melhores taxas de juro e pela existência de instrumentos financeiros através dos fundos comunitários que apoiem este sector de atividade.

 

Beja, 30 de Junho de 2016

 

O Executivo da DORBE do PCP

PCP ultima preparação do XX Congresso com debate sobre “O Euro, a Dívida, e a Banca”, em Beja, com Agostinho Lopes e Miguel Tiago

A DORBE do PCP promove, no dia 25 de novembro, pelas 21:00 horas, em Beja, nas instalações da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (instalações da antiga Assembleia Distrital), uma Sessão Pública subordinada ao tema “O euro, a dívida, a banca, e o desenvolvimento do país”. Esta iniciativa de debate, inserida na preparação do XX Congresso do PCP, é aberta à participação de todas as pessoas, e contará com a participação de:

 

Agostinho Lopes– membro do Comité Central do PCP

 

Miguel Tiago – deputado do PCP à Assembleia da República, com participação na:

Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa;

Comissão Parlamentar Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal;

Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo;

Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do Banco Internacional do Funchal (BANIF);

Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco.

 

Será decerto uma oportunidade para trocar opiniões e ideias, esclarecer dúvidas e afirmar a necessidade da libertação da submissão ao Euro, articulada com a renegociação da dívida e a recuperação do controlo público da banca e de outros sectores estratégicos, como aspectos centrais da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe ao povo e ao país.

 

 

Agradecendo antecipadamente a divulgação desta iniciativa, convidamo-los igualmente a estarem presentes.

Comunicado da Direcção Regional do Alentejo do PCP - 21 de Junho

A Direcção Regional do Alentejo do PCP, reunida no dia 21 de Junho de 2016, apreciou os desenvolvimentos da situação política e social, a acção e iniciativa do Partido, a preparação na região da 40ª Festa do Avante, do XX Congresso do PCP e o desenvolvimento da luta de massas.

 

 

Continuar... Comunicado da Direcção Regional do Alentejo do PCP - 21 de Junho

Dar a conhecer aos trabalhadores o significado, realizações e conquistas da Revolução de Outubro

Mil dias a Afirmar Beja!

Quando se assinalam mil dias desde que reassumiu os destinos do município de Beja, a CDU presta contas do trabalho realizado numa acção de contacto com a população do concelho, que terá início no dia 13 de Junho e que se prolongará até dia 2 de Julho.

 

O esclarecimento da situação financeira do município, a aposta com medidas concretas no desenvolvimento económico e na captação de investimento, a normalização da relação com as juntas de freguesia, o apoio ao movimento associativo, a iniciativa em termos de oferta e dinâmica cultural assim como o relevante conjunto de obras já realizadas ou em execução, levam a que possamos dizer que a situação actual não é comparável, sob qualquer nível de observação séria e isenta, ao que se verificou nos últimos anos.

 

A CDU, conhecendo as necessidades e os problemas que precisam de ser encarados e resolvidos, realça o empenho de todos neste mandato autárquico, onde se incluem os eleitos e os trabalhadores das autarquias, com a convicção de que a sua acção se reforçará, cumprindo e superando os compromissos eleitorais.

 

Cumprir o resto do mandato a Afirmar Beja pelo trabalho é o nosso compromisso. Estamos convictos de ver renovada a confiança da população na CDU e no seu Projecto, que vai muito para além da gestão autárquica.

 

Beja, 13 de Junho de 2016

 

A Coordenadora Concelhia de Beja da CDU

Reunião com Activistas Sindicais

No âmbito da preparação do XX Congresso do PCP a Organização Regional de Beja promoveu uma Reunião com Activistas Sindicais com a participação do camarada Francisco Lopes - membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP, no passado dia 10 de Novembro, na Sala da Abóbada, no Cineteatro Municipal, em Serpa.

 

 

Esta iniciativa, aberta a camaradas e amigos, abordou as Teses - Projecto de Resolução Política, com particular incidência nas questões relacionadas com a situação e a luta da classe operária e dos trabalhadores, o movimento sindical unitário, a intervenção nas empresas e locais de trabalho.

A Saúde é um Direito!

 O direito à saúde é uma das conquistas mais importantes da Revolução de Abril e está consagrado na Constituição da República Portuguesa. Para pôr em prática esse avanço civilizacional, foi criado o Serviço Nacional da Saúde, assegurando cuidados de saúde, quer preventivos, quer curativos, a todos os portugueses, independentemente das suas condições económicas e sociais. 

 

Continuar... A Saúde é um Direito!

Subcategorias

Decrease font size Default font size Increase font size

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

Página do PCP Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP

links_uteis.jpg

pcp.jpg
 
avante.jpg
 
militante.jpg
 
edicoes_avante_.jpg
 
jcp1.jpg
logoaljustrel.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página do PCP

Jornal «Avante!» Revista «O Militante» Rádio Comunic Edições «Avante!» Página da JCP