PCP saúda reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do Partido Comunista Português regozija-se pela inscrição do cante alentejano na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade. A decisão, que pela sua justeza era esperada, acaba de ser adoptada pelo Comité Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), reunido em Paris.

O reconhecimento do cante alentejano como património mundial é motivo de satisfação e orgulho para os alentejanos e para todos os portugueses. Como considerou a Assembleia da República, recentemente, por unanimidade, trata-se da consagração de uma referência essencial «de uma das mais características regiões do País, o Alentejo, e forte traço de união e de identidade do seu povo».

A decisão da UNESCO vai decerto reforçar a dinâmica, já suscitada pela candidatura – que inclui um plano de salvaguarda do cante –, de revitalização e rejuvenescimento dos grupos corais e de surgimento de outros, no Alentejo e na diáspora. Vai trazer mais gente ao cante alentejano e vai potenciar a emergência de projectos criativos, em torno da Música, da Cultura, do Turismo, contribuindo assim para o desenvolvimento da região.

A DORBE do PCP felicita os grupos corais alentejanos e o movimento associativo popular que têm preservado e dignificado o cante alentejano, bem como as muitas personalidades e entidades que, desde 2012, sem nunca desistirem perante dificuldades e obstáculos vários, apoiaram, organizaram de forma competente e apresentaram com êxito a candidatura. Saúda em especial a Casa do Cante, em Serpa, que dirige e acompanha o processo, e a Câmara Municipal de Serpa, que lançou a ideia, dinamizou a preparação dos dossiês, promoveu e patrocinou a candidatura, agora considerada exemplar.

Também o Partido Comunista Português, a par da intervenção empenhada dos seus eleitos em câmaras municipais, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, associou-se directamente à candidatura com iniciativas como o desfile de grupos corais e a exposição que integraram o programa da Festa do Avante! em Setembro de 2012; como a intervenção da deputada Inês Zuber, no Parlamento Europeu, de apoio à candidatura, em Agosto de 2013; ou o convite do PCP ao Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de S. Bento (Serpa) para actuar na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, em Fevereiro de 2014.

Beja, 27 de Novembro de 2014

O Secretariado da DORBE do PCP