Realizou-se no dia 17 de Junho de 2019, no cemitério de Vales Mortos, concelho de Serpa, a deposição das cinzas e uma última e sincera homenagem ao Camarada Rubén de Carvalho.
Intervenção de João Dias Coelho, membro da Comissão Política e do Comité Central do PCP:
Estamos aqui, para no momento de depositar a cinzas de Ruben de Carvalho, intelectual comunista, lhe prestar uma última, sentida e justa homenagem nesta terra alentejana que ele tanto amava, apoiando o feito histórico e transformador dos operários agrícolas do Alentejo, a Reforma Agrária – a mais bela conquista da Revolução Portuguesa - e que ele tanto enalteceu valorizando o feito e aqueles que lutaram e lutam por um Alentejo desenvolvido, projectando o Poder Local Democrático essa grande conquista de Abril que perdura, apesar dos ataques que tem sido alvo.
Ruben de Carvalho, amigo e camarada, cuja vida política, social e cultural intensa e tensa de inegável reconhecimento nacional e mesmo internacional, deixou-nos, mas a força do seu exemplo, a sua enorme alegria e vontade de viver e lutar com o seu Partido ao qual aderiu em 1971, o seu sentido criativo e inovador, a sua capacidade de organização inserida no colectivo, o seu contributo para a realização da maior iniciativa política e cultural – a festa do Avante!, essa ficará como legado para o presente e futuro da luta que continua pelos valores da liberdade e da democracia e por uma sociedade nova liberta da exploração do homem pelo homem, que ele desde muito jovem abraçou.
A Madalena sua companheira de vida e de luta, a Isabel sua sogra, a toda família as nossas mais sentidas e profundas condolências e um forte abraço fraterno.
Homem da cultura que tanto valorizou o cante alentejano empenhando-se na sua divulgação no aprofundamento das suas raízes, homem da política e da intervenção social e cultural que, assumiu uma intervenção destacada na actividade do Partido desempenhando importantes tarefas, cargos e responsabilidades, o Ruben como o tratamos amigavelmente e fraternalmente, falava-nos do Alentejo, de Serpa, de Vale dos Mortos como se fosse um alentejano a falar do seu amor à terra.
Ruben de Carvalho, combatente antifascista, construtor de Abril e da Festa do Avante!, do jornal que lhe dá o nome “o Avante”! o órgão central do Partido Comunista Portugês, deixou na sociedade portuguesa um contributo de grande relevo no conhecimento da música, da sua dimensão artística, cultural e social no plano nacional e internacional, deixou de estar fisicamente connosco, mas estará sempre presente entre os amantes e combatentes da liberdade, da democracia, e os defensores da criação e fruição cultural.
Estamos certos que os Alentejanos, num tempo e num momento de grandes exigências e desafios para o devir colectivo do povo português, em que as forças do capital, procuram manter e recuperar parcelas perdidas nesta nova fase da vida política nacional, honrarão o trabalho, a obra e a dedicação militante que o camarada e amigo Ruben Carvalho, desenvolveu como militante do Partido e como seu dirigente.
Estamos igualmente certos que a melhor homenagem que lhe podemos prestar é empenharmo- nos no trabalho para o reforço do Partido e para o reforço da CDU e na luta que continua para repor e conquistar direitos, para que Portugal avance!, no sentido do progresso e desenvolvimento económico e social e na construção da política patriótica e de esquerda parte integrante da luta pela democracia avançada os valores de Abril no futuro de Portugal, o socialismo e o comunismo.
Como escreveu Brecht
“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são os imprescindíveis”
Assim é para nós o Ruben!
Parafraseando o poeta.
Caminharás para sempre ao nosso lado.
Até sempre camarada Ruben
A luta continua!